Resenha | A mulher em mim

15 novembro 2023



Desde o lançamento do livro A mulher em mim da Britney Spears, a princesa do pop, muitos veem discutindo, comentando e compartilhando situações que a cantora depois de muito tempo sob a curatela do seu pai foi imposta vivenciar e lidar contra a sua vontade.

Para quem não sabe, a Britney viveu sob tutela do seu pai desde 2007 e conseguiu vencer a batalha judicial para sua liberdade em 2021. Em sua biografia, ela finalmente consegue tomar uma posição independente, depois de muito tempo sendo silenciada, da sua jornada e se abre para o público e para os fãs, sobre os anos de sofrimento sendo internada e medicada sob ordens de seu pai e sua família.

É um assunto bem delicado e que rendeu muitas discussões, mas antes de tudo vamos conhecer a ficha técnica?




Ficha técnica:
─────          ─────

Sinopse: A mulher em mim é uma história corajosa e surpreendentemente comovente sobre liberdade, fama, maternidade, sobrevivência, fé e esperança. Em junho de 2021, o mundo inteiro ouvia Britney Spears falar, publicamente, em uma corte perante uma juíza. O impacto ao compartilhar a sua voz — a sua verdade — foi inegável e mudou o curso tanto de sua vida como a de inúmeras outras pessoas. A mulher em mim revela pela primeira vez a incrível jornada e a força interior de uma das maiores artistas da história da música pop. Extraordinariamente escrita de forma sincera, direta e humorada, a inovadora autobiografia de Britney Spears esclarece o poder duradouro da música e do amor — e a importância de uma mulher contar a sua própria história, em seus próprios termos, finalmente.

Autora: Britney Spears

Editora: Buzz

Ano: 2023

Número de páginas: 304

Gênero: biografia

Estrutura do livro: dividido em 49 capítulos


Crítica:
─────         ─────

A mulher em mim, é uma biografia que conta com os principais momentos da vida da Britney. Logo no começo da história ela perpassa por lembranças da sua infância, seu relacionamento com sua família, suas paixões e seus sonhos que foram se moldando a medida que crescia.

Admito que, o início não foi uma leitura muito empolgante, já que também não sou fã de ler biografias, tinha momentos que ela apresentava coisas soltas sobre a vida dela e ficava um pouco perdida, além de trazer situações que não eram tão importantes assim, mas que apesar de tudo é fundamental para entender os próximos capítulos da sua jornada. Para quem é fã da artista deve ter se sentido bem próximo da cantora nesses depoimentos.

Eu particularmente cresci ouvindo as músicas da Britney, achava ela um máximo, era muito divertido cantar suas canções em meus karaokês sozinha, e após ver a história dela fiquei bem triste. A variados momentos complicados que a cantora compartilha, temas que são bem sensíveis, como a falta de privacidade com os fotógrafos a todo canto, a vigilância que o pai tinha de colocar até câmeras na residência, o aborto forçado, a depressão pós-parto, manipulações, agressões verbais, internações forçadas, sem liberdade de escolha e entre muitas outras coisas. Sinceramente, quando estava na metade do livro, pensei em parar de ler, porque são coisas pesadas que ela vivenciou durante todos esses anos. Muita terapia vai ser necessária e principalmente para recuperar o tempo perdido sem a liberdade, de se conhecer novamente, e acredito até que a razão dela ter escrito isso foi uma maneira terapêutica de lidar com a situação, compreender o passado e se conhecer novamente.

Terminei essa biografia com uma sensação esquisita, normalmente vemos muitos famosos acabando tendo um desfecho triste em sua história, mas com a Britney foi diferente e que bom! Ela é muito forte e corajosa por ter conseguido passar por tudo isso, que possa agora voar bem alto e para onde quiser.

Para finalizar, gostei pela forma que ela sempre mostrava sua fé e como Deus ajudou-a nesta caminhada, eu me surpreendi e fiquei feliz! Além do mais, eu pensei que não iria... porém me identifiquei com muitas citações dela sobre sua relação com os sonhos e a música. No geral, esse livro é para quem já é fã ou está curioso para saber o que aconteceu com a Britney durante todos esses anos, porém aviso de antemão que não é uma leitura fácil!


Frases:
─────         ─────

“Eu posso seguir meu próprio caminho na vida. Eu posso tornar meus sonhos realidade.”

“Cantar é mágico. Quando canto, sou dona de mim mesma. Posso me comunicar perfeitamente. Ao cantar, você não usa mais a língua do ‘Oi, como você está...’. Você é capaz de dizer coisas muito mais profundas. Cantar me leva a um lugar místico onde a linguagem não importa mais, onde qualquer coisa é possível.”

“A música interrompia o barulho, fazia eu me sentir confiante.”

“Eu queria viver dentro dos meus sonhos, meu maravilhoso mundo fictício e, se pudesse evitar, não pensar na realidade.”

“Eu queria me esconder, mas também ser vista.”

“Em Hollywood sempre houve mais liberdade para os homens do que para as mulheres. E eu vejo como eles são encorajados a falar mal das mulheres para se tornarem famosos e poderosos.”

“Você precisa falar o que sente, mesmo que isso assuste. Você precisa contar a sua história. Você precisa elevar a sua voz.”

“Mas eu sabia que não permitiria que a escuridão me consumisse. Mesmo na noite mais escura, você ainda pode encontrar muita luz.”

“Comecei a sonhar em encontrar um amor verdadeiro e ficar bem.”

“Queremos alguém que nos abrace forte e diga que vai ficar tudo bem.”

“Você realmente precisa acreditar em si mesmo, quando o mundo faz com que você se questione se é capaz.”

“O que temos além de nossas conexões uns com os outros? E qual ligação pode ser mais forte que a música?”

“Mas então, quando chegou a hora de acabar com a curatela, percebi uma coisa: você não pode ferrar com uma mulher que sabe rezar. Rezar de verdade. Tudo o que fiz foi rezar.”

“Tento me divertir e ser gentil comigo mesma, fazendo coisas no meu ritmo. E, pela primeira vez em muito tempo, me permito confiar outra vez.”

“Não importa se eu estiver desafinando. Cantar me faz sentir autoconfiante e forte da mesma forma que o exercício físico, ou rezar.”

“Qualquer coisa que eleve o ritmo do seu coração é algo bom. A música é tudo isso e também uma conexão com Deus. Meu coração mora ai."

“Não subestime seu poder.”

“Não é o momento de ser alguém que outras pessoas querem que eu seja; na verdade, é hora de eu me encontrar.”

“Sinto Deus mais quando estou sozinha.”






Espero que tenham gostado da resenha, se já leu ou se interessou pelo livro, me conta nos comentários! Vejo vocês no próximo post!  

Para ver as próximas postagens do blog é só acessar a agenda. Beijos e até a próxima! 💙

Twitter: @blogmht 

Instagram: @blogmht

Facebook: @blogmht

 | My Hidden Track |

Read More

Resenha | Doona - a inconsequente Idol

04 novembro 2023

 


Há pouco tempo a Netflix novamente lançou mais um dorama com todos os episódios completos e foi o meu fim!

Não sei para vocês, mas para mim é muito mais difícil assistir um dorama com todos os episódios completos do que acompanhar, só de pensar que tenho que ver tudo de uma vez, para depois em seguida escrever uma resenha aqui... chega fico desanimada mesmo sendo um kdrama que tanto esperei!

Mas voltando ao assunto, Doona foi um dorama muito comentado principalmente por ter a nossa queridinha Suzy (atuou em Vagabond | Retaliação), uma das minhas atrizes favoritas, como protagonista da história. Já sobre o outro ator Yang Se Jeong (conhecido pelo kdrama Thirty But Seventeen), que eu lembre é minha primeira vez vendo a atuação dele, então não tenho muito o que dizer a respeito.

Só que estava muito animada para assistir logo e contar para vocês o que achei de tudo! Então, chega de conversa e vamos nessa?



Ficha técnica:
─────         ─────

Sinopse: Enquanto lida com os altos e baixos da vida universitária, um jovem precisa se acostumar com a nova colega de república: uma linda ex-estrela do K-pop.
Gênero: comédia, romance, juventude, música
Emissora: Netflix
Ano de produção: 2023
Onde assistir: Netflix
Episódios: 9

Trailer: 




Crítica:
─────         ─────

Com expectativas altas, esperei por muito tempo para esse lançamento na Netflix, e jurava que Doona seria com episódios em lançamento durante a semana! Fui pega de surpresa quando abri a plataforma e lá estava todos os episódios completos, tentei meu máximo assistir rápido e escrever para vocês!



Como foi visto antes, Doona é um dorama que conta a história de uma K-Idol que repentinamente larga seu grupo de K-Pop e vai morar em uma república de universitários. Bom... quando eu li a sinopse, pensava que seria um kdrama com uma história mais leve e divertida, principalmente pelo visual dos protagonistas, com aquela comédia romântica para aquecer o coração, entretanto foi totalmente diferente do que imaginava!



O enredo é construído em um ritmo mais lento, o que me lembrou muito dos melodramas, com a cinematografia dando mais atenção aos pequenos detalhes dos personagens e suas respectivas ações. Sem contar que, podemos perceber isso através das cores que são utilizadas na fotografia (que é bela por sinal), com tonalidades de azul, marrom e verde, e com um filtro de imagem que nos remete a uma certa melancolia, reflexão e mistério no ar. O que torna o visual do kdrama muito cativante e bonito.



Em um andamento devagar entre as cenas, o romance vai aos poucos tomando forma e se concretizando, com alguns obstáculos e desafios perante um novo amor, principalmente pelo fato de ser um relacionamento com alguém famoso, mostrando a realidade de muitos cantores da indústria musical sul-coreana que passam suas vidas julgadas e descartadas, e dando o foco aos traumas de cada personagem.



Em relação aos pontos positivos, eu observei elementos como a fotografia que realmente foi impressionante, com as cores e o modo de filmagem, bem como a trilha sonora, que se encaixou perfeitamente em cada cena do kdrama, as críticas sobre a indústria musical em muitas vezes manipular e não levar em conta a saúde psicológica e física dos artistas, trazendo entre as variadas cenas a realidade “nua e crua”, com os vícios e traumas. E como elemento extra, foi a atuação geral, principalmente da Suzy que estava no seu auge da beleza e entregou tudo como a Doona. Gostei que apresentaram clipes e músicas do grupo fictício de kpop, o que tornou tudo muito próximo ao público.



Já sobre os pontos negativos, o primeiro é sobre o relacionamento principal entre os protagonistas, que para mim foi extremamente tóxico e não teve nenhum desenvolvimento ao longo da história. Apresentaram uma dependência emocional gigante entre os personagens, com comportamentos que poderiam ser questionados e demonstrados de uma maneira que o telespectador notasse essa abordagem, assim observando no decorrer do enredo um relacionamento imaturo e tóxico para algo mais saudável e que levasse a reflexão, mas não foi o caso.



Sobre os personagens, foi muito difícil gostar da protagonista, ela tem um comportamento egoísta, duvidoso, com umas características de uma pessoa mimada, inconsequente e que age e fala sem pensar. Ao longo dos episódios, pude adquirir uma certa empatia pela personagem e entender as suas ações e diálogos com os outros personagens por conta dos seus traumas, porém a maioria das suas ações são questionáveis e não tem como colocar culpa em tudo que Doona faz por conta do seu passado. Já era algo característico da própria personagem.



Quanto ao seu par romântico, Woon Joon, para mim se pareceu um protagonista sem graça e um pouco sonso, não consegui gostar dele. Parecia que a Doona era o centro de tudo e o coitado só existia.



Gostaria que o dorama abordasse sobre a questão da terapia mas compreendi que o foco era mostrar a realidade dos artistas, seus relacionamentos e a saúde física e mental. Por fim, o final aberto deixou a desejar e me decepcionou muito, sem explicações condizentes, deixando os telespectadores opinarem se eles ficaram juntos ou não.



No geral, Doona apresentou-se como um dorama que traz a necessidade de um olhar para a questão da indústria musical, a manipulação, seus artistas vistos como produtos e contratos que passam dos limites. Sinceramente, eu esperava mais por ter a Suzy no elenco, infelizmente minhas expectativas foram além da conta, mas apesar de tudo é um bom dorama.


OST:
─────         ─────



Espero que tenham gostado da resenha, se já assistiu conta nos comentários o que achou e não se esqueça de seguir o blog pelas redes sociais. 

Para ver as próximas postagens do blog é só acessar a agenda. Beijos e até a próxima! ❤️ 
Twitter: @blogmht 
Instagram: @blogmht
Facebook: @blogmht
 | My Hidden Track |
Read More